quarta-feira, 14 de maio de 2008

Menu 12


Caldo de Legumes




Ingredientes:

1 Talo de alho francês
1 Cebola com casca
3 Cenouras
2 Tomates
1 Dente de alho
6 Cogumelos cortados ao meio
4 Talos de aipo cortados em 3 pedaços
1 Ramo de salsa
1 Folha de louro
6 Grãos de pimenta
½ Chávena (chá) de sumo de tomate
3 ½ Chávenas (chá) de água



Preparação:
Corte o talo de alho francês ao meio, no sentido do comprimento, e lave sob água corrente. Corte em 4 a cebola, as cenouras, os tomates e o dente de alho. Misture todos os ingredientes numa tigela refractária (2 litros). Cubra e cozinhe na potência alta por 20 minutos, mexendo de vez em quando. Deixe descansar por 5 minutos.Forre uma peneira com um pano limpo dobrado e coe a mistura. Elimine os legumes.




Arroz de Frango Rapidinho



Ingredientes:

1/2 Kg de frango cortado aos pedaços.
2 Dentes de alho picados.
1/4 Chávena de chá de vinagre.
2 Folhas de louro.
Sal q.b.
2 Colheres de sopa de óleo.
1 Cebola grande ralada.
2 Cubos de caldo de galinha.

1 Colher de sopa de colorau.

2 Chávenas de chá de arroz.

1 Pimento verde cortado em cubinhos.

1 Cenoura cortada em cubinhos.

1 Lata de milho verde.

4 Chávenas de chá de água a ferver.


Confecção:
I. Tempere o frango com os alhos, o vinagre, o louro e o sal. Reserve.
II. Numa panela de pressão aqueça o óleo, refogue o frango e junte os demais ingredientes, sendo a água o último ingrediente a adicionar.
III. Feche a panela, leve para o lume e assim que levantar fervura, abaixe o lume e deixe cozinhar por mais 3 minutos.
IV. Deixe repousar e abra a panela apenas após 20 minutos. Sirva a seguir.



Toucinho-do-céu


Ingredientes:

500 g de açúcar;
10 g de farinha;
30 g de manteiga;
250 g de miolo de amêndoa sem casca;
12 Gemas;
Canela q.b.


Confecção:

Põe-se o açúcar a fazer ponto de pasta, retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Juntam-se-lhes as amêndoas passadas pela máquina, as gemas previamente batidas com canela e mistura-se tudo muito bem; deitam-se a farinha e a manteiga, mexe-se outra vez e leva-se ao lume a engrossar. Deita-se depois em forma bem untada de manteiga e leva-se ao forno a cozer. Depois de desenformado polvilha-se com açúcar pilé.

Sem comentários: